Foi divulgada no começo da noite desta segunda-feira (11) a primeira pesquisa Ibope de intenção de votos para a Prefeitura de Curitiba. Encomendada pela Rede Massa, o levantamento aponta Rafael Greca (PMN) na liderança da corrida eleitoral, com 21% dos votos, tecnicamente empatado com o pré-candidato à reeleição Gustavo Fruet (PDT), com 18%. Requião Filho (PMDB) aparece em terceiro, com 16% das intenções de voto, também tecnicamente empatado dentro da margem de erro de três pontos porcentuais.
A pesquisa é estimulada e questionou eleitores apenas sobre os nomes propostos na sondagem, o que não significa que não hajam outros pré-candidatos ao cargo de Prefeito de Curitiba.
Confira os números da pesquisa estimulada:
Rafael Greca (PMN): 21%
Gustavo Fruet (PDT): 18%
Requião Filho (PMDB): 16%
Ney Leprevost (PSD): 5%
Tadeu Veneri (PT): 3%
Luciano Pizzatto (PRTB): 3%
Maria Victória (PP): 3%
Paulo Martins (PSDB): 2%
Brancos ou nulos: 20%
Indecisos ou preferem não responder: 9%
O Ibope ouviu 805 eleitores em entre os dias 2 e 5 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número PR-05852/2016.
Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quais dos pré-candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Requião Filho é o mais citado, 37%; seguido por Fruet, 32%. Maria Victória aparece com 22% das menções e Rafael Greca, 21%.
Ney Leprevost é citado por 17%; Tadeu Veneri e Luciano Pizzatto, 15%; Paulo Martins, 10%.
Segundo turno
O Ibope simulou um cenário de segundo turno entre Greca e Fruet. O ex-prefeito aparece com 42% das intenções de voto, enquanto o pedetista tem 32%. Neste cenário, 20% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 7% são indecisos ou preferem não responder.
Avaliação da Gestão Fruet
A administração Fruet é avaliada de maneira ruim ou péssima por 42% dos entrevistados; 38% a avaliam de forma regular; 20% acham boa ou ótima.
Desaprovam a forma como Fruet vem administrando a cidade 62% dos entrevistados, enquanto 29% declaram aprová-la. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar somam 9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário