O volume de água é superior ao verificado na enchente de 1967 em Porto Alegre, quando o Guaíba atingiu 2,83 metros. Agora, a marca só é menor à registrada na cheia de 1941, quando o Centro da cidade foi inundado.
Segundo o Sistema Metroclima, o rio Guaíba está a apenas 13 cm da cota de extravasamento no centro da cidade, mas devido às ondas das águas no cais do porto, a região poderá ser alagada com menos de 3 metros da cota de extravazamento. Como medida de segurança, 13 das 14 comportas do cais foram fechadas ainda na tarde de domingo. A última pode ser bloqueada ainda hoje, caso o nível não baixe.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, divulgado no fim desta manhã de segunda-feira, subiu para 24.443 o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Pelo menos 53 cidades tiveram prejuízos. Dom Pedrito, Encantado e São Borja foram as mais novas cidades a reportar estragos. Até o momento, cinco municípios com decretação de estado de calamidade já começaram preenchimento da documentação: Campestre da Serra, Ibarama, Itaara, Nova Esperança do Sul e São Jerônimo. A água segue invadindo casas em Eldorado do Sul, nesta segunda-feira (12).
Os bairros Cidade Verde e Chácara são os mais atingidos. Mais de 18 mil moradores - de uma população de 33 mil pessoas - foram prejudicadas no município devido à cheia do rio Jacuí, que teve as águas represadas em função do vento.
Fonte: Vi de Versos
Nenhum comentário:
Postar um comentário