De uma só vez, a Prefeitura de Guarapuava vai garantir a utilização do Centro de Eventos e Apoio ao Turismo, na BR 277, e fomentar o desenvolvimento econômico com a instalação de uma unidade container do Madero. A empresa curitibana investirá R$ 1 milhão no município. “O Madero está em processo de expansão não apenas no Paraná, como em vários outros estados e também para outros países. Com articulação política, a atual administração municipal conseguiu viabilizar a vinda desta empresa que irá agregar ao momento econômico vivenciado em nossa cidade. Nós encaminhamos um projeto de lei à Câmara de Vereadores que aprovou a concessão por entender que a empresa vai gerar atratividade, alavancando futuros negócios. Vamos garantir que aquele local ocioso tenha um excelente propósito, o que não ocorreu por muitos anos”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho. A unidade deve ser inaugurada em dezembro deste ano.
A unidade do Madero ocupará 400 metros quadrados de área construída, podendo ser âncora para outras lojas. Constituído de 12 containers, o local terá três espaços de atendimento (térreo, deck e piso superior) para 167 pessoas. “É um projeto pioneiro da empresa que servirá de modelo para outras unidades do Madero. Iremos integrar um espaço do Jardim Botânico, com uma unidade ecoeficiente e autossustentável, alinhada com os objetivos do Parque Municipal das Araucárias”, destaca o diretor-presidente da empresa, Luiz Renato Durski Júnior. “Guarapuava ganhará em vários aspectos, como a geração de emprego e renda, além do fomento do turismo”, acrescenta. A filial, que irá empregar 15 pessoas de forma direta, já tem como fornecedor de carne a Cooperalinça e deve ampliar o número de fornecedores locais.
A história do restaurante começou em 2005, quando o chef Junior Durski inaugurou o Madero Prime Steakhouse, no centro histórico de Curitiba. Hoje são mais de 40 restaurantes em diversas cidades brasileiras. Em 2014, veio a inovação no segmento da gastronomia com o projeto Madero Container, unidades localizadas em pontos estratégicos das estradas brasileiras. Este ano, começa o processo de expansão internacional da marca em Sidney, na Austrália, e em Miami, nos Estados Unidos. Além dos famosos hamburgers, o Madero oferece tradicionais opções de carnes, massas, sanduíches gourmet, entradas, saladas e sobremesas especiais.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, a Prefeitura de Guarapuava tentou viabilizar a instalação de estabelecimentos comerciais no Centro de Eventos e Apoio ao Turismo, mas não houve interessados. “Com a vinda do Madero, muda a perspectiva comercial em relação ao local, por isso vamos abrir concorrência pública para que possamos garantir a instalação de outras lojas. Acreditamos que agora haverá interesse nos espaços já que teremos na BR um excelente espaço próximo ao Parque das Araucárias e Jardim Botânico, fomentando o turismo”.
Centro de Eventos e Apoio ao Turismo
O Centro de Eventos e Apoio ao Turismo foi construído com recursos federais, no valor de R$ 600 mil e contrapartida do Município de R$ 131 mil, através de um convênio vigente entre 2005 e 2008. A justificativa da gestão municipal anterior para a obra era a necessidade de um local para transferir os “batateiros” que comercializavam seus produtos às margens da BR 277, o que era irregular e perigoso para eles e para quem trafegava pela rodovia, porém o local nunca teve utilidade. “A falta de planejamento impossibilitou que o local fosse atrativo comercialmente, mas a administração Cesar Filho vai, de uma vez, garantir a utilização do espaço, contribuir com a atração de visitantes e também o desenvolvimento econômico”, conclui Abdanur.
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