Casos de abusos contra os profissionais de imprensa infelizmente são recorrentes. O Sindijor montou um Dossiê e apresentou à Secretaria de Segurança do Paraná e também ao governo federal
Basta: chega de perseguição a jornalistas. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República enviou ofício (06/08) ao Sindijor informando que analisou o dossiê Violações contra Jornalistas no Paraná. Agora o órgão federal “dispõe sobre a possível ocorrência de violações de direitos humanos contra jornalistas”.
Agora a Secretaria de Direitos Humanos solicitou informações a Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar do Paraná, assim como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO; ligado ao Ministério Público do Estado); além do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (também vinculado ao Ministério Público do Paraná), para dar continuidade as investigações.
“É muito importante ter o apoio do governo federal para investigar questões como a violação dos direitos humanos dos jornalistas. Infelizmente hoje recebemos frequentes relatos de ataques à liberdade de imprensa e ao direito do livre exercício profissional”, explica Gustavo Vidal, diretor-presidente do Sindijor. “As mobilizações dos trabalhadores então acontecendo, principalmente após o ‘caso James’, que está exilado no exterior após ser descoberto um esquema para seu assassinato”, completou Gustavo.
Para não esquecer
O ataque à liberdade de imprensa ganhou repercussão nacional com o afastamento do jornalista James Alberti de suas atividades na RPCTV, após a empresa ser comunicada de uma tentativa de assassinato do profissional. Saiba mais sobre o 'Caso James'. Assista aqui os protestos da categoria contra perseguição a jornalistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário